segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Avaliando a Informação em Blogs

Saudações!
Esta semana o tema da atividade é sobre a importância de se avaliar a informação em blogs. Como sempre, apresento minhas impressões sobre a bibliografia recomendada para a atividade e apresento minha experiência sobre o assunto em questão.

Refletindo sobre o assunto, lembro-me de diversas ocasiões em que constatei informações equivocadas publicadas em blogs. Muitas vezes o autor apenas está repassando algo que viu em outro blog que o interessa ou atendendo à pedidos de terceiros, sem levar em consideração a veracidade da informação e sem pesquisar um pouco sobre o assunto para efetuar uma postagem com maior credibilidade. Essa é uma prática muito comum em blogs pessoais. Por isso sempre questiono e duvido do que leio em muitos blogs.

Também ocorre muito: posts informativos sem constar fonte ou referência, o que, na minha opinião, caracteriza informação duvidosa. Também considero duvidoso quando colocam a Wikipedia como referência, pois é um site onde todo mundo pode editar as informações e sempre que procurei algo por lá encontrei informações não suficientes ou demasiadamente equivocadas. Não a vejo como fonte fidedigna.

No domínio da Ciência da Informação, assim como em outras áreas, os blogs servem para promover as relações na comunidade profissional, com base no compartilhamento de informações,fontes, notícias, novidades, atualização de conhecimentos e discussão e expressão de opiniões.

Blogs devem ser considerados como disseminadores de comunicação e informação, cabendo à eles as características de autenticidade, integridade, conservação e credibilidade.

São aspectos considerados relevantes em um blog: a atualidade dos posts, seu(s)autor(es) e seu grau de autoridade no assunto abordado, originalidade dos posts e a informação que estes passam, organização, acessibilidade, interatividade, cumprimento dos objetivos, aspecto visual agradável, entre outros. É necessário que se avalie constantemente a qualidade dos blogs que seguimos ou visitamos e muito mais aqueles com os quais colaboramos.

Por hoje é só. Até a próxima!


Referências:

ALVIM, Luísa. A avaliação da qualidade de blogues. Portugal: Universidade de Aveiro,2007. Comunicação no 9º Congresso da APBAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante. Obrigado por comentar.